10/11/2009

Sociedade e Sexualidade: A aceitação da Diversidade Sexual

Resumo da Discussão proposta pelo grupo mediante pesquisa e Projeto




   A palavra sexualidade não existia antes do final do século XIX(19). Freud veio com seus estudos psicanalíticos e dividiu a sexualidade do instinto sexual (desejo). Ao longo destes 300 anos, a sociedade ocidental construiu uma visão negativa e positiva, com tabus e preconceitos sobre quase tudo que diz respeito à sexualidade. As idéias de pecado, culpa e doença, passadas às pessoas por algumas religiões, correntes da medicina e família sempre foram uma tentativa de controlar, principalmente, as atividades dos jovens, a homossexualidade, masturbação e outros assuntos que sempre foram temas polêmicos e ainda muito discriminados (hoje em dia um pouco menos). A sociedade em um modo geral, vive hoje uma fase de explicitação, exportação do interior para o exterior do desejo. Digamos que a idéias, pensamentos, ações que os indivíduos expõe estão mais “livres” daqueles tabus que a sociedade de antigamente impunha sobre qualquer ser humano ou seja dessa carga histórica compartilhada por gerações com relação a sexualidade e demais gêneros relacionados. 
   Porém podemos perceber que na sociedade de atual isto vem mudando drasticamente, como os movimentos de contracultura e pelo amor livre, da década de 1960; as teorias sobre micro políticas que vêm na liberação do desejo a possibilidade de emancipação social, na década de 1970; e nas décadas de 1990 e 2000; o surgimento e a manifestação de grupos organizados em torno dos direitos à diferença, como os homossexuais. O olhar social sobre a sexualidade é amplo e divergente, não se fixando em um único ponto, mas em vários. Baseado nessa afirmativa, é que nosso grupo desenvolve este trabalho de pesquisa relatando e analisando a visão que a sociedade possui sobre o ato de lidar, encarar e aceitar a sexualidade e a sua diversidade. Levantamos também a seguinte questão: 
O que é expressar a sexualidade para você caro leitor? O que é se sentir sexualmente livre na sua visão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu nome, e-mail e turma sempre ao postar para facilitar a identificação pelo Grupo Aprender... aproveite para nos contar: o que é e como você define a sexualidade?